Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

80 Anos da Tomada de Monte Castello

Publicado: Segunda, 24 Fevereiro 2025 10:42 | Última atualização: Quinta, 27 Fevereiro 2025 13:52

Gaggio Montano (Italia) - A celebração dos 80 anos da Tomada de Monte Castello, ocorrido em Guanella, (região que se encontra no sopé da elevação) em 23 de fevereiro de 2025, revestiu-se de momentos de expressiva comoção junto ao Monumento "Liberazione".
Destaque-se que esse obra artística de Guanella, idealizada pela arquiteta Mary Vieira, foi construída junto a local de grande importância para brasileiros e italianos, considerando que naquele lugar 96 (noventa e seis) Soldados de Caxias, no contexto da Segunda Guerra Mundial, deram as sua vidas, em prol de um mundo melhor, pela libertação da Itália e pela crença e fiel respeito aos valores da caserna.

Durante a cerimônia, foram depositadas junto ao Monumento 05 (cinco) coroas de flores, ofertadas pela Embaixada do Brasil junto à Itália, pela Embaixada do Brasil junto à Santa Sé, pela Aditância do Exército na Itália, pela Prefeitura de Gaggio Montano e pelo Lions Club da cidade.

Ainda, durante a atividade, foram realizados cantos de hinos, hasteamento de bandeiras, bem como discursos que destacaram o impacto da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na libertação da região e da importância de não se esquecer o passado.

Ao final, um grupo de crianças, de escola local, recitou, em italiano e português, trechos de falas de “pracinhas”, destacando o sacrifício e a importância da luta pela liberdade.

A cerimônia contou a com a presença do Senhor Giuseppe Pucci, Prefeito de Gaggio Montano, do Senhor Renato Mosca de Souza, Embaixador do Brasil junto à Itália, San Marino e Malta, do Senhor Everton Vieira Vargas, Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, do Cel Jauro Francisco da Silva Filho, Adido do Exército na Itália, bem como de outros militares e civis brasileiros e italianos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página