Inauguração de monumento da FEB
Francolise (Itália) – No dia 19 de julho, foi inaugurado monumento onde foi colocada placa feita pelo Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro (AGR) e que marca a passagem da Força Expedicionária Brasileira (FEB) naquela região, durante a II Guerra Mundial.
Em junho de 1945, ao término da guerra, a cidade de Francolise se caracterizou, como Área de Estacionamento das tropas da FEB, no momento em que os militares aguardavam para embarcar no Porto de Nápoles para o retorno ao Brasil.
A atividade é fruto de inciativa do DPHCEx, com o propósito de se divulgar e reforçar a participação da FEB nos combates na Itália e foi viabilizada, em particular, pelo apoio do Sr Emilio Corrente, que cedeu parte de sua propriedade para que se colocasse o totem que faz alusão aos pracinhas brasileiros.
Ademais, outras personalidade contribuíram com doações e mão de obra para a construção do totem construído em alvenaria e detalhe em mármore, para aposição da placa da FEB, bem como para ornamentação de jardim no local do monumento.
A atividade contou com a presença do anfitrião, o Prefeito de Francolise, Sr Saturnino Di Benedetto, do proprietário atual do terreno que, em 1945, foi usado como Área de Estacionamento da FEB, o Sr Emilio Corrente, do Adido do Exército Brasileiro na Itália, de personalidades civis, eclesiática, bem como da população de Francolise.
Ao final, a Comunidade ofereceu a todos um coquetel, coroando a celebração da atividade.