Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comitiva do DPHCEx na Itália

Publicado: Terça, 23 Abril 2024 12:45 | Última atualização: Sexta, 10 Maio 2024 12:38

Itália – No período de 19 à 22 de abril, por ocasião das comemorações dos 79 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira na Itália, os integrantes da comitiva da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, Gen Div Edson Skora Rosty, Cel Cláudio Skora Rosty e Cel Marcelo Vieria de Souza Filho, acompanhados pelo Adido do Exército na Itália, realizou atividades em locais por onde passaram militares da Força Expedicionária Brasileira.

Em Francolise, no dia 19 de abril,com a presença do Vice-Prefeito, Sr Emilio Corrente, na área onde ficaram acampadas as tropas brasileiras, ao término da guerra, no aguardo do embarque de regresso ao Brasil, foi inaugurada placa indicativa da presença no local da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Em Tarquinia, no dia 20 de abril, com a presença do Vice-Prefeito, Sr Luigi Serafini, dos integrantes da Associação Arma Aeronáutica e da Associação da Arma dos Carabinieri, foi realizada atividade de reconhecimento e pesquisa de locais de instalações da FEB e inauguração de placa indicativa do Contingente brasileiro que aqui se fez presente durante a Segunda Guerra Mundial.

Ainda no mesmo dia, em Vada, na Villa il Pino, hoje Hotel Villa Graziani, local que abrigou o Posto de Comando (PC) da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE), com a presença dos proprietários e dos integrantes da Associação Toscana ’44, foi inaugurada placa indicativa da área de treinamento da FEB.

No final do dia, em Pisa, no parque Tenuta San Rossore, com a presença dos guardia-parco e dos Carabinieri foi inaugurada placa indicativa da área de estacionamento e área de treinamento da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Por fim, no dia 21 de abril, nas Prefeituras de Massarosa, de Camaiore, de Borgo a Mozzano e de Barga, foram realizadas atividades de reconhecimento de pontos onde passaram as tropas da FEB nos anos de 1944 e 1945, sendo realizadas abordagens históricas dos acontecimentos, manobras e batalhas da época. Ainda, em Borgo a Mozzano, foi realizada a visita ao Museo da Memória e aos tunéis da Linha Gótica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página