Homenagem aos 17 de Abetaia 2023
Gaggio Montano (Itália) – No dia 19 de fevereiro, por ocaisão da comemoração dos 78 anos da tomada de Monte Castello, foi também prestada a justa homenagem aos 17 heróis de Abetaia. No local onde os militares brasileiros pereceram durante o quarto ataque a Monte Castello, o município de Gaggio Montano e o Exército Brasileiro depositaram flores em memória dos “pracinhas” da Força Expedicionária Brasileira - FEB - que sacrificaram a própria vida em defesa da liberdade e da democracia no mundo.
A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Gaggio Montano, Sr Giuseppe Pucci, dos Adidos das Forças Armadas Brasileiras, Cel Sérgio Alexandre de Oliveira, CMG Gustavo Pazinato da Cunha e Cel Av Luciano Cantuária Pietrani, respectivamente do Exército, Naval e da Aeronáutica e de Defesa, dos militares brasileiros lotados junto ao Monumento Votivo Militar Brasileiro de Pistoia e de autoridades civis e militares locais.
Ao término da atividade foi realizada uma missa na Igreja da Parroquia de Bombiana em memória dos mortos pela liberdade e pela democracia.