Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Visita ao Comando das Tropas Alpinas e ao 6º Regimento Alpino

Publicado: Quarta, 30 Novembro 2022 09:28 | Última atualização: Quarta, 30 Novembro 2022 13:36

 

Bolzano e Brunico (Itália) - Em 24 de Novembro, o Adido do Exército Brasileiro na Itália, Cel SÉRGIO Alexandre de OLIVEIRA, realizou uma visita ao Comando das Tropas Alpinas do Exército Italiano e ao 6º Regimento Alpino.

comalpstemma.jpg

Em Bolzano, o Adido do Exército foi recebido pelo Gen Div Massimo Biagini, Subcomandante das Tropas Alpinas, e pelo Gen Bda Matteo Spreafico, Chefe do Estado-Maior do Comando das Tropas Alpinas, contou com a realização de palestras sobre a coordenação das atividades e do emprego das tropas alpinas pois o comando tem sob sua subordinação as Brigadas Alpinas, o Centro de Adestramento Alpinos e as unidades de apoio, desdobradas ao longo das Alpes e na região Abruzzo. O Comando é também responsável pela seção Meteomont (meteorologia na montanha) e das esquadras SAR “Search and Rescue” do Socorro Alpino. A estrutura do comando possui a capacidade de enuclear, ao seu interno, um Comando de Divisão de projeção.

Em Brunico, o Cel Sérgio Oliveira foi recebido pelo Cel Italo Giacomo Spini, Comandante do 6º Regimento Alpino, contou com a realização de palestras sobre o regimento que, subordinado ao Centro de Adestramento Alpino de Aosta, gerencia uma área onde a maior parte das unidades italianas aprimoram o próprio adestramento em um ambiente de montanha com acentuadas características e peculiaridades. O Adido pode conhecer as instalações do regimento que conta estandes de tiro, áreas equipadas, uma base áerea para a atividade com helicópteros, pontos de apoio com infra-estruturas localizadas a mais de 2000 metros de altitude. O pessoal do regimento è habilitado como instrutor para o addestramento das unidades em prontidão ao combate em bosques e nos centros urbanos, ao controle de multidões, ao combate corpo a corpo e às atividades relacionadas ao emprego no exterior, prepara as Forças Especiais para as atividades de combate e movimento na montanha com o uso das técnicas alpinas nas atividades operacionais. Desenvolve também a atividade de instrução off road em prol dos militares italianos destinados à empregos no exterior, bem como para as Forças Especiais e para os close protection team (CPT) para a escolta de comandantes de contingente no exterior.

No regimento funciona o sistema integrado de addestramento terrestre (SIAT) a nível pelotão que mediante sofisticados sistemas eletrônicos e digitais permite de evidenciar os processos de emprego individual, da esquadra até o pelotão em cenários específicos conforme as exigências de prontidão, com um imediato retorno do adestramento avaliando as filmagens das ações realizadas com camaras ambientais e com as combat camera individuais.

O Regimento participa da organização de eventos esportivos internacionais com seu pessoal e instalações, entre eles os quais os Campeonatos de Esqui das Tropas Alpinas (Ca.STA).

registrado em:
Fim do conteúdo da página