Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cerimônia em homenagem à liberação da cidade de Sassuolo pela FEB na Itália

Publicado: Sexta, 04 Junho 2021 13:22 | Última atualização: Segunda, 13 Setembro 2021 13:01

Sassuolo (Modena) - Durante as comemorações da Semana do Exército Brasileiro e da Liberação da Itália do jugo nazifascista, o município italiano de Sassuolo comemorou a participação dos nossos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) naquela província de Modena. Atendendo todas as medidas de segurança estabelecidas pela emergência sanitária vigente no país, italianos e brasileiros reverenciaram a participação da FEB na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

Deposição floral

Honras aos pracinhas da FEB

A cerimônia contou com a presença do coronel André Luiz dos Santos Franco, Adido do Exército (AdiEx) junto à Embaixada do Brasil na Itália, do prefeito de Sassuolo, Gian Francesco Menani, de representantes do poder executivo municipal e de autoridades civis e militares, italianas e brasileiras. Também estava presente o senhor Romano Levoni, conhecido como “Balilla il ribelle partigiano”, veterano da Segunda Guerra Mundial, hoje com 91 anos, que ajudou a derrotar as tropas nazifascistas ainda muito jovem, com 15 anos.

O Adido do Exército com o Sr Levoni e o Prefeito de Sassuolo

A atividade ocorreu, num primeiro momento, junto ao monumento, inaugurado em 23 de abril de 2014, faz homenagem à memória do comandante “partigiano” Giovanni Rossi e dos militares da FEB, que libertaram Sassuolo, em 23 de abril de 1945. A segunda parte foi desenvolvida na sede da prefeitura local.

Foto histórica do Sr Levoni aos 15 anos

Naquela oportunidade, o AdiEx, o prefeito e o senhor Levoni depositaram coroas de flores em homenagem aos nossos “pracinhas”. Além disso, o Coronel Santos Franco agraciou o prefeito Menani com o Diploma de Amigo da FEB, por seu trabalho institucional, visando à conservação e à difusão da memória histórica dos nossos “pracinhas” na Segunda Guerra Mundial.

O Adido do Exército e o Prefeito de Sassuolo

O Adido do Exército entrega ao Prefeito de Sassuolo uma panóplia

As atividades foram sempre marcadas por muita emoção para todos os presentes, constatando que a chama da liberdade, da justiça e da democracia acesa pela bravura e coragem dos nossos soldados da FEB nunca será apagada dos corações e das mentes do povo italiano.

O Adido do Exército e autoridade local

registrado em:
Fim do conteúdo da página