Cerimônia em homenagem à liberação do município de Camaiore pela FEB na Itália
Camaiore (Lucca) - Durante as comemorações da Semana do Exército Brasileiro e da Liberação da Itália do jugo nazifascista, o município italiano de Camaiore comemorou a participação dos nossos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) naquela província de Lucca. Atendendo todas as medidas de segurança estabelecidas pela emergência sanitária vigente no país, italianos e brasileiros reverenciaram a participação da FEB na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
Homenagem floral
Discurso do Adido do Exército
A cerimônia contou com a presença do coronel André Luiz dos Santos Franco, Adido do Exército (AdiEx) junto à Embaixada do Brasil na Itália, do prefeito de Camaiore, Alessandro Del Dotto, do vice-prefeito, Marcello Pierucci, do conselheiro, Graziano Dalle Luche, de representantes do poder executivo municipal e de autoridades civis e militares, italianas e brasileiras. Também estavam presentes o presidente da Associação Amigos da Montanha, Giulio Bonuccelli, e o senhor Edvaldo Paoli.
Foto histórica da ponte "Carioca"
A atividade ocorreu, em um primeiro momento,no Parque da FEB, junto ao monumento, que recorda a liberação da cidade, em 18 de setembro de 1944, pelo Destacamento da FEB. Essa ação não contou com uma maior oposição das tropas inimigas, pois os alemães só tinham mantido nessa localidade escassos elementos de vigilância, que se retiraram à aproximação dos elementos avançados brasileiros. A segunda parte foi desenvolvida junto à ponte di Nocchi, local onde, durante as ações para a conquista de Camaiore, a Companhia de Engenharia da FEB montou uma ponte tipo Bailey M2 batizada com o nome de “Carioca”, em homenagem aos militares brasileiros que nasceram na cidade do Rio de Janeiro.
O Adido do Exército entrega ao Prefeito de Camaiore o diploma de Amigo da FEB e uma panóplia
O Adido do Exército e o Prefeito de Camaiore
Naquela oportunidade, o AdiEx, o prefeito e o presidente da Associação Amigos da Montanha depositaram coroas de flores em homenagem aos nossos “pracinhas”. Além disso, o Coronel Santos Franco agraciou o prefeito Del Dotto e o senhor Paoli com o Diploma de Amigo da FEB, pelo desenvolvimento de um trabalho de cunho institucional, visando à conservação e à difusão da memória histórica dos nossos “pracinhas” na Segunda Guerra Mundial.
O Adido do Exército entrega à Associação Amigos da Montanha o diploma de Amigo da FEB e uma panóplia
As atividades foram sempre marcadas por muita emoção para todos os presentes, constatando que a chama da liberdade, da justiça e da democracia acesa pela bravura e coragem dos nossos soldados da FEB nunca será apagada dos corações e das mentes do povo italiano.
O Adido do Exército e representantes da Associação de Veteranos
O Adido do Exército em Camaiore