Cerimônia em homenagem ao primeiro tiro da Artilharia da FEB na Itália
Monte Bastione (Vecchiano) - Durante as comemorações da Semana do Exército Brasileiro e da Liberação da Itália do jugo nazifascista, o município italiano de Vecchiano comemorou, pela primeira vez, a participação dos nossos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) naquela província de Pisa. Atendendo todas as medidas de segurança estabelecidas pela emergência sanitária vigente no país, italianos e brasileiros reverenciaram a participação da FEB na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
O Prefeito de Vecchiano e o Adido do Exército inauguram a placa alusiva aos 75 anos da campanha da FEB na Itália
Homenagem floreal em Monte Bastione - Vecchiano
O Prefeito de Vecchiano e o Adido do Exército prestam homenagem aos pracinhas da FEB
O Prefeito de Vecchiano e o Adido do Exército prestam homenagem aos pracinhas da FEB
A cerimônia contou com a presença do coronel André Luiz dos Santos Franco, Adido do Exército (AdiEx) junto à Embaixada do Brasil na Itália, do prefeito de Vecchiano, Massimiliano Angori, que também é o presidente da província de Pisa, de representantes do poder executivo municipal e de autoridades civis e militares, italianas e brasileiras. A atividade ocorreu nas encostas do Monte Bastione, local onde o 2º Grupo do 1º Regimento de Artilhariada FEB, em 16 de setembro de 1944, às 14 horas e 22 minutos, abriu fogo contra o inimigo nazifascista, contribuindo para as primeiras conquistas brasileiras na Itália.
O Adido do Exército e o Prefeito de Vecchiano com o diploma de Amigo da FEB
O Adido do Exército entrega ao Prefeito de Vecchiano uma panóplia
Naquela oportunidade, o AdiEx e o prefeito realizaram a inauguração de uma placa alusiva aos 75 anos da campanha da FEB na Itália e depositaram uma coroa de flores em homenagem aos nossos “pracinhas”. Além disso, o Coronel Santos Franco agraciou o prefeito Angori com o Diploma de Amigo da FEB, por seu trabalho institucional, visando à conservação e à difusão da memória histórica dos nossos “pracinhas” na Segunda Guerra Mundial.
Estandarte da Prefeitura de Vecchiano e aquele da FEB
O Adido do Exército e autoridades presentes
As atividades foram sempre marcadas por muita emoção para todos os presentes, constatando que a chama da liberdade, da justiça e da democracia acesa pela bravura e coragem dos nossos soldados da FEB nunca será apagada dos corações e das mentes do povo italiano.
O Adido do Exército e o Prefeito de Vecchiano
Foto histórica da FEB em Monte Bastione - Vecchiano