Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cerimônias em homenagem à FEB na campanha vitoriosa na província de Parma na Itália

Publicado: Terça, 27 Abril 2021 10:08 | Última atualização: Quinta, 24 Junho 2021 10:05

Collecchio e Fornovo di Taro (Parma) – Durante as manifestações para recordar o final da Segunda Guerra Mundial, os municípios italianos de Collecchio e de Fornovo di Taro comemoraram a participação dos nossos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) naquela província de Parma, particularmente na campanha vitoriosa na planície do rio Taro, afluente do rio Pó. Atendendo todas as medidas de segurança estabelecidas pela emergência sanitária vigente no país, italianos e brasileiros reverenciaram a participação da FEB na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

O Adido do Exército na Prefeitura de Collecchio

A cerimônia no município de Collecchio foi realizada em duas partes. A primeira na sede da prefeitura e a segunda, no distrito de Pontescodogna, junto ao monumento que faz referência à rendição incondicional das tropas nazifascistas à FEB, ocorrida nos dias 29 e 30 de abril de 1945. As atividades contaram com a presença do coronel André Luiz dos Santos Franco, Adido do Exército (AdiEx) junto à Embaixada do Brasil na Itália, da prefeita de Collecchio, Mariastella Galli, dos representantes dos poderes executivo e legislativo locais, além de autoridades civis, militares e religiosas, italianas e brasileiras.

O Adido do Exército condecora o Estandarte Municipal com a medalha “Tributo à FEB”

O Adido do Exército entrega o diploma da medalha “Tributo à FEB” para a Prefeita de Collecchio

Na sede da prefeitura, após a execução dos hinos nacionais da Itália e do Brasil, o coronel Santos Franco condecorou o Estandarte Municipal com a medalha “Tributo à FEB”, instituída pelo Comandante do Exército, por meio da Portaria nº 163, de 13 de fevereiro de 2020, com o objetivo de distinguir instituições civis estrangeiras, que tenham realizado ações ou serviços relevantes para a conservação e difusão da memória histórica da FEB na Segunda Guerra Mundial. Na sequência, em Pontescodogna, o AdiEx e a prefeita realizaram a inauguração de uma placa alusiva aos 75 anos da FEB na Itália, depositaram coroas de flores junto ao monumento da FEB e prestaram homenagem aos “pracinhas” que pereceram durante a conquista de Collecchio, em 27 de abril de 1945, durante a Campanha da Segunda Grande Guerra.

Homenagem floreal em Pontescodogna

Homenagem aos "pracinhas" em Pontescodogna

Monumento dedicado à FEB em Pontescodogna

A cerimônia na cidade de Fornovo também foi desenvolvida em etapas. As atividades contaram com a presença do AdiEx, da prefeita de Fornovo di Taro, Michela Zanetti, de representantes dos poderes locais, além de autoridades civis e militares, italianas e brasileiras.

O Adido do Exercito, a Prefeita de Fornovo di Taro e autoridades militares

Foto historica da rendição da 148ª Divisão de Infantaria alemã

Foto historica da rendição da 148ª Divisão de Infantaria alemã 

Na sede da prefeitura, após a execução dos hinos nacionais da Itália e do Brasil, o coronel Santos Franco e a prefeita destacaram a importância da conquista de Fornovo di Taro pela FEB, em 28 de abril de 1945, fato que, praticamente, impôs a rendição da 148ª Divisão de Infantaria alemã. Em seguida, o AdiEx condecorou o Estandarte Municipal com a medalha “Tributo à FEB”.

O Adido do Exército na Prefeitura de Fornovo di Taro

O Adido do Exército condecora o Estandarte Municipal com a medalha “Tributo à FEB”

O Adido do Exército entrega o diploma da medalha “Tributo à FEB” para a Prefeita de Fornovo di Taro

Em frente ao prédio da prefeitura, o AdiEx e a prefeita realizaram a inauguração da placa alusiva aos 75 anos da campanha da FEB na Itália, depositaram coroas de flores junto ao monumento da FEB e prestaram homenagem aos “pracinhas” que pereceram durante a conquista de Fornovo di Taro. No distrito de Neviano de’ Rossi, o coronel Santos Franco e a prefeita realizaram a inauguração de outra placa alusiva aos 75 anos, junto à igreja da paróquia, que era dirigida, em 1945, pelo padre Alessandro Cavalli. Após a conquista de Fornovo e a manutenção da impulsão da FEB, visando a evitar mais vidas ceifadas no conflito, Dom Cavalli mediou o cessar-fogo e a rendição incondicional das tropas nazifascistas (2 generais, 800 oficiais e 14.700 praças, além de cerca de 1.500 viaturas e armamentos individuais).

A Prefeita de Fornovo di Taro e o Adido do Exército inauguram a placa alusiva aos 75 anos da campanha da FEB na Itália

Homenagem floreal em Fornovo di Taro

Homenagem floreal em Neviano de' Rossi

Autoridades em Neviano de' Rossi

 

Foto historica de Padre Alessandro Cavalli

 As atividades foram sempre marcadas por muita emoção para todos os presentes, constatando que a chama da liberdade, da justiça e da democracia acesa pela bravura e coragem dos nossos soldados da FEB nunca será apagada dos corações e das mentes do povo italiano.

Foto historica da rendição da 148ª Divisão de Infantaria alemã

O Adido do Exército em Fornovo di Taro

registrado em:
Fim do conteúdo da página