Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Municípios de Modena realizam cerimônias em homenagem aos 76 anos da FEB na campanha da Itália

Publicado: Segunda, 26 Abril 2021 12:52 | Última atualização: Segunda, 17 Maio 2021 15:53

Montese e Zocca (Modena) – Durante as comemorações da Semana do Exército Brasileiro e da Liberação da Itália do jugo nazifascista, os municípios italianos de Montese e de Zocca comemoraram os 76 anos da participação dos nossos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) naquela província de Modena, particularmente na campanha final no Apenino Tosco-Emiliano. Atendendo todas as medidas de segurança estabelecidas pela emergência sanitária vigente no país, italianos e brasileiros reverenciaram a participação da FEB na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

Militares do Exército Brasileiro no Monumento em Montese

A cerimônia no município de Montese foi realizada no Largo Brasil, junto ao monumento que faz referência aos soldados brasileiros que perderam a vida na batalha urbana mais sangrenta de toda a participação da FEB na Itália. A atividade contou com a presença do coronel André Luiz dos Santos Franco, Adido do Exército (AdiEx) junto à Embaixada do Brasil na Itália, do prefeito de Montese, Matteo Deluca, dos representantes dos poderes executivo e legislativo locais, além de autoridades civis, militares e religiosas, italianas e brasileiras.

Homenagem aos “pracinhas” em Montese

Após a execução dos hinos nacionais da Itália e do Brasil, o AdiEx e o prefeito depuseram coroas de flores junto ao Monumento da FEB e prestaram homenagem aos “pracinhas” que pereceram durante a conquista de Montese, em 14 de abril de 1945, durante a Campanha da Itália. Em sequência, o coronel Santos Franco condecorou os Estandartes Municipal e do “Lions Club Montese Appennino Est” com a medalha “Tributo à FEB”, instituída pelo Comandante do Exército, por meio da Portaria nº 163, de 13 de fevereiro de 2020, com o objetivo de distinguir instituições civis estrangeiras, que tenham realizado ações ou serviços relevantes para a conservação e difusão da memória histórica da FEB na Segunda Guerra Mundial. Além disso, o AdiEx condecorou o senhor Giovanni Sulla, com as medalhas “Tributo à FEB” e “Exército Brasileiro”, por sua dedicação à memória da FEB em prol dos interesses do nosso Exército em território italiano.

O Adido do Exército e o Prefeito de Montese com o diploma da medalha  “Tributo à FEB”

O Adido do Exército e os representantes do  “Lions Club Montese Appennino Est” com o diploma da medalha  “Tributo à FEB”


O Adido do Exército e o Sr Sulla com o diploma da medalha  “Exército Brasileiro”

Foto histórica

O Adido do Exército e o Prefeito de Zocca durante a execução dos hinos nacionais

A cerimônia na cidade de Zocca foi realizada na sala do conselho municipal, localizada na sede da prefeitura, onde existe o emblema da FEB cunhado na parede do edifício, como homenagem aos nossos “pracinhas”, que combateram para libertar a cidade da tirania nazifascista. A atividade contou com a presença do coronel André Luiz dos Santos Franco, Adido do Exército (AdiEx) junto à Embaixada do Brasil na Itália, do prefeito de Zocca, Gianfranco Tanari, dos representantes dos poderes locais, além de autoridades civis e militares, italianas e brasileiras.

Discurso do Adido do Exército na Prefeitura de Zocca

Após a execução dos hinos nacionais da Itália e do Brasil, o AdiEx e o prefeito destacaram a importância da conquista de Zocca pela FEB, em 22 de abril de 1945, fato que caracterizou o rompimento definitivo da linha de defesa inimiga, permitindo o início do aproveitamento do êxito no vale do rio Pó. Em seguida, o coronel Santos Franco condecorou o Estandarte Municipal com a medalha “Tributo à FEB”, instituída pelo Comandante do Exército, por meio da Portaria nº 163, de 13 de fevereiro de 2020, com o objetivo de distinguir instituições civis estrangeiras, que tenham realizado ações ou serviços relevantes para a conservação e difusão da memória histórica da FEB na Segunda Guerra Mundial.

O Adido do Exército e o Prefeito de Zocca com o diploma da medalha  “Tributo à FEB”

O Adido do Exército e o Prefeito de Zocca com o Estandarte condecorado com a medalha  “Tributo à FEB”

As atividades foram sempre marcadas por muita emoção para todos os presentes, constatando que a chama da liberdade, da justiça e da democracia acesa pela bravura e coragem dos nossos soldados da FEB nunca será apagada dos corações e das mentes do povo italiano.

O Adido do Exército e o Prefeito de Zocca e autoridades militares

Foto histórica

registrado em:
Fim do conteúdo da página