Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Entrega das medalhas Exército Brasileiro e Tributo à Força Expedicionária Brasileira na Itália

Publicado: Quarta, 21 Abril 2021 12:33 | Última atualização: Segunda, 03 Maio 2021 14:40

Reserva Natural Montefalcone (Pisa) – Durante as comemorações da Semana do Exército Brasileiro e da Liberação da Itália do jugo nazifascista, os municípios italianos de Castelfranco di Sotto, de Fucecchio e de Santa Croce sull’Arno comemoraram a participação dos nossos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) naquela província de Pisa. Atendendo todas as medidas de segurança estabelecidas pela emergência sanitária vigente no país, italianos e brasileiros reverenciaram a participação da FEB na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

O Adido do Exército e a Comandante do Departamento de Biodiversidade dos Carabinieri

A cerimônia contou com a presença do coronel André Luiz dos Santos Franco, Adido do Exército (AdiEx) junto à Embaixada do Brasil na Itália, da Tenente-Coronel Cecilia Tucci, Comandante do Departamento de Biodiversidade “Carabinieri”, dos prefeitos de Castelfranco di Sotto, Gabriele Toti e de Fucecchio, Alessio Spinelli, dos representantes de Santa Croce sull’Arno e dos poderes executivo e legislativo locais, além de autoridades civis e militares, italianas e brasileiras. A atividade foi desenvolvida junto à pequena capela em pedra construída pelos nossos “pracinhas” nos primeiros meses de 1945, atualmente localizada na Reserva Natural Montefalcone.

Foto histórica do Depósito de Pessoal da FEB em Staffoli

Foto histórica da “Marginetta” de Nossa Senhora de Lourdes em Staffoli

Foto atual da “Marginetta” de Nossa Senhora de Lourdes em Staffoli

A “Marginetta” de Nossa Senhora de Lourdes, como é conhecida a capela febiana pela população local, foi concebida por oito militares brasileiros, no interior do Depósito de Pessoal. A função dessa unidade militar era recompletar os efetivos da FEB na linha de combate dos Appenninos, devido às baixas nessa frente de batalha. Em fevereiro de 1945, cerca de 10.000 militares estavam estacionados em Staffoli, realizando treinamento técnico e tático de combate.

O Adido do Exército entrega para o Prefeito de Castelfranco di Sotto o diploma da Medalha "Tributo à FEB"

O Adido do Exército entrega para o Prefeito de Fucecchio o diploma da Medalha "Tributo à FEB"

O Adido do Exército entrega para o Prefeito de Santa Croce sull'Arno o diploma da Medalha "Tributo à FEB"

Naquela oportunidade, o AdiEx condecorou os Estandartes dos Municípios de Castelfranco di Sotto, Fucecchio e Santa Croce sull’Arno com a medalha “Tributo à FEB”, instituída pelo Comandante do Exército, por meio da Portaria nº 163, de 13 de fevereiro de 2020, com o objetivo de distinguir instituições civis estrangeiras, que tenham realizado ações ou serviços relevantes para a conservação e difusão da memória histórica da FEB na Segunda Guerra Mundial. Além disso, o coronel Santos Franco condecorou o senhor Giuliano Cappelli, guardião da “Marginetta”, com as medalhas “Tributo à FEB” e “Exército Brasileiro”, por sua dedicação à memória da FEB em prol dos interesses do nosso Exército em território italiano.

O Adido do Exército entrega para o Sr Giuliano Cappelli a Medalha "Exército Brasileiro"

O Adido do Exército entrega para o Sr Giuliano Cappelli a Medalha "Tributo à FEB"

As atividades foram sempre marcadas por muita emoção para todos os presentes, constatando que a chama da liberdade, da justiça e da democracia acesa pela bravura e coragem dos nossos soldados da FEB nunca será apagada dos corações e das mentes do povo italiano.

O Adido do Exército, os Prefeitos de Castelfranco di Sotto, de Fucecchio e de Santa Croce sull'Arno e o Sr Cappelli

Homenagem das Prefeituras aos pracinhas da FEB

registrado em:
Fim do conteúdo da página