Cerimônia em homenagem à primeira missão da FEB na Itália
Santa Maria a Monte (Pisa) – Durante as comemorações da Semana do Exército Brasileiro e da Liberação da Itália do jugo nazifascista, o município italiano de Santa Maria a Monte comemorou, pela primeira vez, a participação dos nossos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB) naquela província de Pisa. Atendendo todas as medidas de segurança estabelecidas pela emergência sanitária vigente no país, italianos e brasileiros reverenciaram a participação da FEB na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
Inauguração da placa em Ponticelli - Santa Maria a Monte
A cerimônia contou com a presença do coronel André Luiz dos Santos Franco, Adido do Exército (AdiEx) junto à Embaixada do Brasil na Itália, da prefeita de Santa Maria a Monte, Ilaria Parrella, de representantes dos poderes executivo e legislativo municipais e de autoridades civis e militares, italianas e brasileiras. A primeira parte da atividade ocorreu no distrito de Ponticelli, na ponte sobre o canal Usciana, afluente do rio Arno, local onde a 1ª Companhia do 9º Batalhão de Engenharia da FEB montou, em 9 de setembro de 1944, uma ponte tipo Bailey M2, com cerca de 44 metros de comprimento, batizada com o nome de “Entre-Rios”, em homenagem à cidade brasileira onde o batalhão estacionou antes de partir para a Itália. Naquela oportunidade, o AdiEx e a prefeita realizaram a inauguração de uma placa alusiva aos 75 anos da campanha da FEB na Itália e depositaram buquês de flores aos nossos “pracinhas”.
Inauguração da placa em Montecalvoli - Santa Maria a Monte
Foto histórica da ponte construida pela FEB em Montecalvoli - Santa Maria a Monte
Em sequência, a cerimônia se desenvolveu no distrito de Montecalvoli, em outra ponte sobre o canal Usciana, local onde a Companhia de Engenharia da FEB, comandada pelo capitão Floriano Moller, atuando em apoio direto ao IV Corpo de Exército Aliado, montou, em 7 de setembro de 1944, uma ponte tipo Bailey M2, com cerca 59 metros de comprimento, batizada com o nome de “7 de Setembro”, em homenagem ao Dia da Independência do Brasil. A montagem dessa ponte foi aprimeira missão de combate realizada por uma tropa brasileira na Itália na Segunda Guerra Mundial.
Inauguração da placa em Montecalvoli - Santa Maria a Monte
Em Montecalvoli, o coronel Santos Franco e a prefeita Parrella realizaram a inauguração de outra placa alusiva aos 75 anos da campanha da FEB na Itália e depositaram buquês de flores aos nossos “pracinhas”. Além disso, o AdiEx condecorou o Estandarte Municipal com a medalha “Tributo à FEB”, instituída pelo Comandante do Exército, por meio da Portaria nº 163, de 13 de fevereiro de 2020, com o objetivo de distinguir instituições civis estrangeiras, que tenham realizado ações ou serviços relevantes para a conservação e difusão da memória histórica da FEB na Segunda Guerra Mundial.
O Adido do Exército condecora o estandarte municipal com a Medalha "Tributo à FEB"
O Adido do Exército condecora o estandarte municipal com a Medalha "Tributo à FEB"
As atividades foram sempre marcadas por muita emoção para todos os presentes, constatando que a chama da liberdade, da justiça e da democracia acesa pela bravura e coragem dos nossos soldados da FEB nunca será apagada dos corações e das mentes do povo italiano.
O Adido do Exército entrega para a Prefeita de Santa Maria a Monte o diploma da Medalha "Tributo à FEB"