ADIDO DO EXÉRCITO
CORONEL DE INFANTARIA
JAURO FRANCISCO DA SILVA FILHO
Ao ser nomeado para o cargo de Adido do Exército junto à Representação Diplomática do Brasil na República Italiana, com sede em Roma, o Coronel Jauro Francisco da Silva Filho desempenhava o cargo de Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Rio de Janeiro-RJ).
É natural da cidade de Osasco-SP e ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro em 13 fevereiro de 1993, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Campinas-SP). Foi declarado aspirante-a-oficial da Arma de Infantaria em novembro de 1997, tendo sido promovido ao posto atual em 30 de abril de 2021.
Iniciou sua carreira de oficial no 29º Batalhão de Infantaria Blindado (Santa Maria-RS), tendo servido posteriormente no 54º Batalhão de Infantaria de Selva (Humaitá-AM), 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (João Pessoa-PB), 20º Batalhão de Infantaria Blindado (Curitiba-PR), 1º Batalhão de Infantaria de Força de Paz (Port-au-Prince, Haiti), Comando da 12ª Região Militar (Manaus-AM), Brigada Multinacional Espanhola (Córdoba, Espanha e Marjaayoun, Líbano), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Rio de Janeiro-RJ) e 13º Batalhão de Infantaria Blindado (Ponta Grossa-PR).
Além dos cursos de Formação, Aperfeiçoamento e Altos Estudos Militares, o Coronel JAURO realizou os seguintes Cursos e Estágios militares: Curso de Operações na Selva, Estágio Avançado de Combatente de Caatinga, Estágio de Operações Aeromóveis, Curso de Logística e Mobilização Nacional, Estágio de Preparação para Missões de Paz, Estágio de Comunicação Social e Estágio de Comandante de Organizações Militares Blindadas.
É mestre em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.
Foi agraciado com as seguintes condecorações e medalhas:
- o Distintivo de Comando Dourado;
- as Medalhas Militares de Ouro, Prata e Bronze;
- a Medalha do Pacificador;
- a Medalha do Mérito Blindado;
- a Medalha Marechal Trompowsky com passador de Bronze;
- a Medalha do Serviço Amazônico com passador de Bronze;
- as Medalhas Corpo de Tropa Prata e Bronze;
- a Medalha da Nações Unidas MINUSTAH - Haiti;
- a Medalha da Nações Unidas UNIFIL - Líbano;
- a Medalha Tenente Bazoli;
- a Medalha Tenente Ary Rauen;
- a Medalha Major Mário Montanha Teixeira;
- a Medalha Batalhão Sargento Max Wolff Filho; e
- a Medalha Marechal Tristão de Alencar Araripe.
É habilitado nos idiomas Italiano, Inglês e Espanhol.
O Coronel JAURO é casado e possui filhos.