Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ADIDO DO EXÉRCITO

 

  

CORONEL DE INFANTARIA

SÉRGIO ALEXANDRE DE OLIVEIRA

Ao ser nomeado para o cargo de Adido do Exército junto à Representação Diplomática do Brasil na República Italiana, com sede em Roma, o Coronel Sérgio Oliveira desempenhava o cargo de assessor no Gabinete do Comandante do Exército (Brasília-DF).

É natural da cidade de Juiz de Fora-MG e ingressou nas fileiras do Exército em 08 fevereiro de 1991, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Campinas-SP). Foi declarado aspirante-a-oficial da arma de Infantaria em dezembro de 1995, tendo sido promovido ao posto atual em 30 de abril de 2019.

Iniciou sua carreira de oficial no 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, tendo servido posteriormente no 26º Batalhão de Infantaria Para-Quedista, 1º Batalhão de Forças Especiais, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, 2ª Companhia de Infantaria, Comando de Operações Especiais,3ª Companhia de Forças Especiais e no Gabinete do Comandante do  Exército.

Além dos cursos de Formação, Aperfeiçoamento e Altos Estudos Militares, o Coronel Sérgio Oliveira realizou os seguintes cursos militares: Curso Básico Paraquedista, Curso de Mestre de Salto, Curso Básico de Montanhismo, Curso Avançado de Montanhismo, Curso de Ações de Comandos, Curso de Forças Especiais, Curso de Segurança Presidencial, Curso Expedito de Mergulho Autônomo, Curso de Mergulho de Combate de Operações Especiais e Curso de Operações na Selva. O Cel Sérgio Oliveira realizou, também, os seguintes estágios militares: Estágio de Montanhismo Militar, Estágio de Salto Livre, Estágio de Mestre de Salto Livre, Estágio de Inteligência Militar, Estágio de Operações Psicológicas e Estágio de Idiomas – Italiano.

É mestre em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Foi agraciado com as seguintes condecorações e medalhas:

- os Distintivos de Comando Dourado e Prateado;

- a Medalhas Militares de Ouro, Prata e Bronze;

- a Medalha Ordem do Mérito Militar;

- a Medalha Mérito Tamandaré;

- a Medalha do Pacificador;

- a Medalha da Vitória;

- a Medalha Marechal Hermes Prata com uma Coroa;

- a Medalha Corpo de Tropa Bronze;

- a Medalha do Mérito Aeroterrestre de Ouro, Prata e Bronze;

- a Medalha Osório o Legendário;

- a Medalha da Nações Unidas MINUSTAH - Haiti;

- a Medalha da Nações Unidas UNIFIL–Líbano;

- a Medalha da Nações Unidas MONUSCO–República Democrática do Congo; e

- a Medalha Tiradentes da Polícia Militar do Estado do Amazonas.

 O Coronel Sérgio Oliveira é habilitado nos idiomas Italiano, Inglês, Francês e Espanhol.

É casado com a Sra Simone Aparecida Ferreira Cherfên de Oliveira e possui dois filhos: Pedro Arthur e Gabriela.

Fim do conteúdo da página